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Title: Molduras cosmológicas e critérios de seleção no sistema interpretativo de Mircea Eliade
metadata.dc.creator: Wolff, Kerlon Pothin
metadata.dc.contributor.advisor1: Bobsin, Oneide
Keywords: Mircea Eliade;Cosmologia;Morfologia dos símbolos;Sistema hermenêutico;Molduras cosmológicas;Critérios de seleção;Cosmology;Morphology of symbols;Hermeneutic system;Cosmological frameworks;Selection criteria
Issue Date: 3-Sep-2024
Publisher: Faculdades EST
Citation: WOLFF, Kerlon Pothin. Molduras cosmológicas e critérios de seleção no sistema interpretativo de Mircea Eliade. 2024. 149 p. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação, Faculdades EST, São Leopoldo, 2024.
Series/Report no.: TM;
metadata.dc.description.resumo: Estudando o período formativo da morfologia dos símbolos na obra de Mircea Eliade, a partir de suas obras publicadas entre os anos de 1928 e 1949, esta investigação busca entender que critérios Eliade teria usado para classificar e selecionar os elementos constitutivos da morfologia dos símbolos, formada por simbolismos e padrões míticos. As hipóteses levantadas são desenvolvidas a partir de um conjunto de estruturas conceituais prévias, das quais Eliade teria gradualmente retirado elementos para a morfologia dos símbolos, base para o seu sistema hermenêutico. A tais estruturas conceituais, que formam cosmovisões condicionadas por uma explicação mítico-religiosa da origem do cosmos, denominou-se molduras cosmológicas, representando culturas e épocas específicas como pontos de partida para as descobertas que fizeram dele um nome lembrado no século 20 como historiador, fenomenólogo e hermeneuta da religião. Diante disso, o estudo foi dividido em três etapas. A primeira descreve a trajetória biográfica e intelectual de Eliade, apresentando seu processo de assimilação de informação e sua especialização em filosofia e na metafísica hindu. A segunda identifica as estruturas conceituais ou molduras cosmológicas a partir das quais ele começa a elaborar um sistema amplo e abrangente. E a terceira etapa levanta hipóteses sobre os critérios de seleção que formariam seu sistema hermenêutico. Como conclusão, seus principais critérios seletivos servem como filtros selecionados a partir de uma lógica concêntrica. Os elementos mais gerais ou longínquos são elementos de unidade, comuns às mais diversas formas de religião. Para organizá-los, novos graus de especificidade são agregados através dos critérios de universalidade orgânica (filtro intercultural), abertura (filtro fenomenológico), arquétipo (filtro mítico-arquetípico) dando forma, finalmente, aos Simbolismos e Padrões Míticos destacados especialmente no ano de 1949, com os clássicos O Mito do Eterno Retorno e Tratado de História das Religiões.
Description: 150 p.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1228
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